Desde a criação da internet, as empresas foram se vendo obrigadas a aprender e a se adaptar rapidamente a esse novo ambiente. Aos poucos, as grandes corporações passaram a usar o meio digital tanto internamente, quanto externamente. Com isso surgiu o marketing digital, como uma forma de alcançar um público ainda maior. Mas, hoje não são apenas os grandes negócios que tem acesso a isso. O marketing digital para micro e pequenas empresas cresce cada dia mais e a seguir, vamos te mostrar a importância dele para o seu negócio.
Por que é importante que sua empresa esteja na internet?
Segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3 em cada 4 pessoas tem acesso à internet no Brasil. Se esse levantamento que foi realizado em 2018 mostra que a maioria das pessoas já tinha acesso a internet, imagine agora. Além disso, outra pesquisa revelou que o Brasil é o país da América Latina que tem mais pessoas conectadas nas redes sociais, sendo o segundo em todo o mundo no que diz respeito ao tempo gasto nelas.
Agora vamos trazer essas informações para a sua realidade. Será que o seu público não aumentaria se o seu negócio estivesse na internet? A resposta é: com certeza! Afinal, tendo um alcance maior, sua empresa consegue chegar a pessoas que talvez nem saibam que precisam do seu produto ou serviço.
Benefícios do marketing digital para micro e pequenas empresas
Além de fazer com que o negócio apareça para um número maior de pessoas, o marketing digital para micro e pequenas empresas também oferece várias outras vantagens.
Público
Você pode estar pensando que não é preciso estar na internet para alcançar um grande público. Afinal, os comerciais em rádios e na TV tem um alcance imenso. Isso realmente é verdade. Mas talvez uma das principais diferenças nesse quesito seja a segmentação do público. Nas outras mídias, você atinge todo o tipo de público. Porém, com o marketing digital, é possível estar no lugar certo, na hora certa. Ou seja, você entra em contato com as pessoas que realmente deseja. Dessa forma, as chances da sua estratégia ter resultados positivos é muito maior. Sem falar que o investimento nas plataformas digitais geralmente é menor do que em outros meios.
Aproximação
O simples fato de estar presente no mundo digital já é uma vantagem para as micro e pequenas empresas. Afinal, boa parte da população faz uma pesquisa na internet antes de contratar um serviço ou realizar uma compra. E como as pessoas estão sempre conectadas, você consegue se aproximar de quem já é seu cliente e de quem pode vir a ser.
Investimento
Pode até ser um pouco mais difícil para que os pequenos empresários consigam se destacar no meio digital. Mas a verdade é que existem muitas ferramentas gratuitas na internet. Ou seja, mesmo com um investimento mínimo, o alcance é muito maior. Sem falar que você pode ter contas em diversas redes e se comunicar com o seu público de maneira eficaz. Nesse ponto, é importante destacar que vale mais a pena ter poucos e fiéis seguidores, do que ter uma grande quantidade de likes, mas eles não resultarem em vendas.
Fidelização
Uma das principais vantagens do marketing digital para micro e pequenas empresas é a possibilidade de fidelizar o cliente. Mas, para que isso seja possível, é fundamental criar um vínculo com o seu público e manter a mesma atenção dada antes da venda, no pós-venda.
Os primeiros passos para inserir o marketing digital em micro e pequenas empresas?
Escolher os canais certos
Existem várias formas de se fazer presente na internet, como site, blog, e-mail marketing, aplicativos, e-commerce, anúncios e redes sociais. O último ainda se divide em Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Tik Tok, Twitter, WhatsApp e tantas outras plataformas. Por isso, provavelmente no começo não seja possível investir em todos esses canais. Mas, escolhendo os certos para atingir o seu público, os resultados certamente aparecerão.
Qualidade
Uma das premissas do marketing digital hoje em dia é a qualidade dos conteúdos. Não adianta ter presença online se a sua empresa não conseguir agregar nada aos seus seguidores e clientes em potencial. Portanto, para ter resultados positivos, é fundamental que seus conteúdos, independente de qual formato tenham (texto, vídeo, e-book, post, foto), sejam bem feitos e possam agregar valor ao público.
E agora, como dar o primeiro passo para o marketing digital da minha empresa?
No início, o empreendedor pode buscar ajuda de pessoas que já usam e tem algum conhecimento sobre as mídias digitais. Um exemplo é o canal de Youtube da CONAMPE, que ajuda os micro empreendedores a crescer e tudo isso de forma GRATUITA! E depois, quando você já tiver alguma vivência ou retorno pela internet, poderá buscar profissionais para te ajudar a alavancar ainda mais o seu negócio.