CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

BLOG

O que fazer para aumentar o lucro da empresa?

Se a sua resposta é aumentar as vendas, você está prestes a cometer um erro comum. Muitos empresários acreditam que quanto mais vendem e mais dinheiro em caixa tem, proporcionalmente geram mais lucro. 
Claro que todo empresário quer fazer muitas vendas para aumentar o faturamento, este é o sonho rotineiro, porém tão importante quanto trabalhar estratégias para o aumento das vendas é monitorar o que se compra e vende.

Uma das estratégias é manter o saldo positivo do seu fluxo de caixa, diminuindo os custos das suas despesas. Esta é uma das formas de ver seus lucros aumentarem, mesmo que você mantenha o número de negociações, este é um dos melhores cenários de uma empresa lucrativa.

Além disso, é uma boa ideia também investir em treinamentos, programas de desenvolvimento e outras iniciativas, que façam aumentar a venda por cada cliente.
Abaixo algumas ideias de ações que podem aumentar os seus lucros e garantir o sucesso a longo prazo da sua empresa.

 

Quanto mais clientes, maiores são os lucros!

Conquistar mais clientes para aumentar os lucros do seu negócio, pode ser uma outra estratégia.

Claro que para desenvolver esta estratégia, primeiro é necessário avaliar a sua infraestrutura física e humana para ter conhecimento da real quantidade de pessoas que sua empresa consegue atender.

Não pense que é só entregar uma cartilha com informações dos produtos ou serviços aos seus colaboradores e esperar que eles se virem. Suas vendas precisam seguir uma estratégia.

Um bom planejamento de vendas, consegue proporcionar negociações seguras, mas é necessário mapear as áreas de vendas, identificando:

  • Os períodos que mais vendem e menos vendem para determinar as ações promocionais, 
  • Produtos que mais vendem;
  • Perfil dos clientes que mais compram;
  • Formas de pagamentos mais adequados;
  • Logística eficiente;
  • Outros fatores que podem impactar nas vendas.

 

Marketing digital

Atualmente uma boa alternativa para atrair mais clientes é através da internet, utilizando das soluções do Marketing Digital, com isso é possível avalancar suas vendas. 

Falando em soluções para internet, um outro bom exemplo atual, são os marketplaces das grandes redes de varejistas, que possibilitam as empresas do mesmo setor venderem pelo seu canal de comercialização, esta é uma boa oportunidade por causa do bom fluxo de clientes.

Um outro ponto a ser trabalhado, antes de atrair mais clientes é preparar sua equipe de vendedores. Isso é possível por meio de treinamentos, programas de incentivo, ações motivadoras, bônus e recompensas. E claro: um bom planejamento de carreira, abordando cargos e salários. É fundamental que o vendedor tenha expectativa de crescimento junto à organização, desta forma, ele dará passos mais ousados e será mais engajado.


Uma estratégia que pode reduzir as contas a pagar, é controlar as despesas e reduzir os custos, está é uma ação rápida e eficaz, mas é necessário avaliar as seguintes questões:

Quanto custa para sua empresa o uso mensal de água, luz e telefone? E os gastos com materiais de limpeza? 

Se você não tem na ponta da língua essas respostas falta-lhe algo essencial para aumentar os lucros da sua empresa, o controle das despesas.

Ter registrado e monitorado todo o orçamento de tudo o que você compra de produtos ou serviços é primordial para a saúde financeira de qualquer organização. 

Somente por meio do monitoramento constante você será capaz de identificar onde tem um gasto maior e quais as possibilidades de redução.

Para quem não tem esse controle, o início gera muito trabalho, mas que com o passar do tempo pode ser automatizado, e esta é uma ferramenta que pode auxiliar no aumento do faturamento.


Um dos melhores caminhos para aumentar os lucros da a sua empresa é estabelecer parcerias estratégicas, com empresas do memo segmento para se fortalecer.

Muitas vezes os empresários enxergam os outros empresários do mesmo setor como concorrentes. 

Você já parou para pensar que o seu concorrente pode ser seu maior aliado, aumentando o poder de negociação e melhorando suas estratégias comerciais?

Existem muitos exemplos pelo Brasil de grupos de empresários, chamadas de Redes ou Centrais de Negócios de Farmárcias, Supermercados, Agropecuárias, entre outras que se unem para aumentar o poder de negociação, e poderem desta forma reduzir os seus custos de aquisição de produtos e serviços. Sendo que estes grupos de empresários conseguem uma redução média de 20%, nos produtos adquiridos dos seus fornecedores. 

Esta é uma redução significativa, que pode ser utilizada como uma estratégia competitiva, neste ambiente tão competitivo dos negócios. Uma outra ação deste modelo de negócios é identificar necessidades de prestadores de serviço em comum, como contadores, advogados, serviços de reforma e manutenção, entre outros e contratar somente uma empresa ou credenciar algumas empresas.

Por estes exemplos é importante avaliar a possibilidade de realizar parcerias com empresas do mesmo segmento, aumentando o poder de barganha, para as negociações com seus fornecedores e se fortalecer nas vendas, agregando valor ao seu negócio e como resultado aumentar os lucros da empresa de maneira gradativa e sustentável.

 

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES