Ercílio Santinoni vai receber a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho.
A Câmara aprovou, por iniciativa da vereadora Majô, a concessão da Comenda Dom Jaime Luiz Coelho ao empresário Ercílio Santinoni, em reconhecimento à sua trajetória pioneira e transformadora em defesa das micro e pequenas empresas no Brasil. Para Majô, o reconhecimento traduz o que a política deve representar: propósito, resultado e legado coletivo.
- “Reconhecer o trabalho do Ercílio é valorizar quem abriu caminho para que milhões de empreendedores pudessem crescer e gerar oportunidades em todo o país. Mais de 90% dos empreendedores brasileiros se beneficiam de leis e políticas que têm o trabalho do Ercílio em sua origem. A trajetória dele é fundadora de uma nova forma de pensar o empreendedorismo no país” , destacou Majô.
Aos 78 anos, Ercílio, que iniciou sua jornada na década de 1970, segue atuante. É fundador e presidente da Conampe (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas), fundador do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Brasil (1999) e coordenador do Fopeme – Fórum Paranaense das Micro e Pequenas Empresas.

- “Desde jovem, Ercílio entendeu que empreender é muito mais do que abrir um negócio. É gerar dignidade, oportunidade e futuro. Ele construiu pontes onde muitos viam barreiras. Lutou pela criação de políticas públicas que tiraram milhões de brasileiros da informalidade e ajudaram o país a reconhecer o valor de quem trabalha com as próprias mãos e sonhos”, afirma a vereadora.
Quando presidente do Sebrae-PR (2023–2024), levou a instituição a todos os 399 municípios do Paraná. E, como secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá (2006–2008), criou o programa Bairro Empreendedor, que gerou mais de 34 mil empregos na cidade.
Fonte: Portal Hoje Maringá



