Na crise, crie, recrie, reinvente! Esta foi a mensagem do administrador Mauro Leonidas na livre do Conselho Federal de Administrador (CFA), com o tema “Gestão dos empreendimentos em tempo de crise”. Ele falou do cenário econômico atual e ressaltou a importância de focar nas oportunidades
O Conselho Federal de Administração (CFA) deu início, na tarde desta segunda-feira, 30, a uma série de lives no Instagram (@cfaadm) sobre “Gestão dos empreendimentos em tempo de crise”. A iniciativa visa levar aos micro e pequenos empreendedores dicas de como superar as adversidades que o coronavírus trouxe para o mundo dos negócios.
Quem abriu a live foi o administrador Mauro Leonidas. Nesse primeiro episódio, ele deu um panorama geral sobre o mundo dos negócios. Ele iniciou sua fala ressaltando que não iria falar de crise. “Prefiro focar nas oportunidade”, comentou o professor.
Leonidas explicou que as microempresas, no Brasil, nascem da crise. É o que ele chamou de “empreendedorismo da necessidade”. O administrador lembrou, ainda, que nesse cenário também estão muitos micro empreendedores individuais, os chamados MEIs. Contudo, é preciso achar uma alternativa em meio a essa situação. “Sempre gosto de falar sobre a Indústria 4.0. Lembro que muitos empresários mais resistentes rejeitaram essa realidade por achar que era algo distante. Mas a tecnologia está aí para nos ajudar”, explicou.
Para exemplificar, o professor citou a situação vivida por muitos restaurantes no país. Para mitigar a propagação do coronavírus, esses estabelecimentos estão, temporariamente, fechados em boa parte do Brasil. Para minimizar as perdas, muitos aderiram ao serviço delivery, por meio de aplicativos que entregam a refeição na casa do cliente.
A mesma mudança foi sentida na área da educação. Mesmo aquelas instituições que não estão autorizadas pelo Ministério da Educação para fazer o ensino a distância, foram liberadas para disponibilizarem aulas on-line. “Ou seja, tiveram também que se adaptar. Existem diversas metodologias. Esse é o momento para você se reinventar”, motivou Leonidas.
Informação é tudo
O conhecimento é um ativo importante para atravessar uma crise. O primeiro passo, segundo o administrador, é observar, no seu estado, que medidas o governo local está adotando para ajudar esses empreendimentos a superarem a crise. “Há boas opções de empréstimos e financiamentos com carência atrativa”, informou.
Na live, Mauro Leonidas citou um relatório da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). No documento estão descritas as ações que o governo federal adotou para minimizar os impactos econômicos que o coronavírus gerou no país. Também estão relatadas no relatório as medidas adotas pelo Sistema Nacional de Fomento no combate a crise.
Outro olhar para a empresa
O que precisamos fazer para atravessar essa crise? Leonidas reforçou, mais uma vez, que as empresas precisam se reinventar. “Isso pode incluir, inclusive, mudar o ramo do negócio. É preciso trabalhar a produtividade e a inovação. Elas precisam andar juntas. É aproveitar o momento para olhar a empresa de fora e encontrar alternativas para seguir”, ensinou o professor, lembrando que o colaborador também precisa se reinventar. “Temos que achar dezenas de saídas, mas vamos sair dessa crise”, afirmou.
Dicas urgentes e práticas
Por fim, Leonidas recomendou que, nesse momento, os empreendedores observem o fluxo de caixa. Caso necessário, diz ele, vale a pena negociar o aluguel do ponto e negociar com colaboradores e fornecedores. “Nesse momento, todos estão dispostos a fazer acordos. Caso contrário, todos irão perder.”, finalizou.
Anote aí
As lives acontecerão durante toda essa semana, ao vivo, a partir das 14h, no Instagram do CFA. Confira, abaixo, o calendário dos próximos temas que serão abordados nas lives.
Instagram do CFA – https://www.instagram.com/
Às 14 horas tem live – veja a agenda no Instagram da Conampe do CFA