CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Em plenária, Fórum Permanente das ME e EPP assina acordos e lança portarias

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte realizou na última quinta, dia 12, sua 21ª plenária, no auditório do edifício da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Turismo e Serviços (CNC), com o objetivo de apresentar resultados e propostas de políticas públicas relevantes ao universo das pequenas empresas. Além das apresentações, durante o evento foram assinados novos acordos, portarias e termos aditivos de cooperação técnica.

Entre os 200 participantes da reunião, estavam representantes das secretarias técnicas do Fórum Permanente e dos Fóruns Regionais das unidades da Federação, representantes das entidades integrantes do Fórum Permanente e dos Fóruns Regionais, representantes dos SEBRAE Nacional e das unidades da Federação.

A mesa de abertura da plenária foi composta pelo ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, o secretário de Comércio e Serviços, Humberto Luiz Ribeiro, o gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick, o secretário-câmara da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, o deputado Guilherme Campos e o vice presidente da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Na oportunidade, o ministro interino Alessandro Teixeira assinou portaria do MDIC que lança consulta pública sobre a Política Nacional de Empreendedorismo. Trata-se de um conjunto de teses e diretrizes que nortearão o processo de construção da política, fundamental para a continuidade no processo de desenvolvimento e sustentabilidade.

Foi firmado acordo de Cooperação Técnica entre o MDIC, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), o Instituto Rui Barbosa, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para ampliar a regulamentação e implementação da Lei Complementar 123/2006 em todo o país, visando à garantia do tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte, em especial nas compras e contratações públicas.

Foram assinados também um termo aditivo para prorrogar o acordo de cooperação técnica entre o MDIC e o Sebrae pelo prazo de 2 anos, e uma portaria que institui grupo de trabalho com a finalidade de propor modelo institucional para a criação de uma rede nacional de informação para as microempresas.

Cartilha do Proex, plano de trabalho e apresentações

Seguindo a programação de lançamentos e apresentações, foi lançada a cartilha do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) – Incentivo às Exportações das Micro e Pequenas Empresas, cujo objetivo é divulgar as características e benefícios que o Proex oferece às MPEs, bem como explicar os procedimentos necessários para a realização de suas operações.

O diretor do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas, Sérgio Nunes, apresentou a agenda de ações para a competitividade dos pequenos negócios. A agenda faz parte do trabalho da coordenação sistêmica de competitividade dos pequenos negócios no âmbito do Plano Brasil Maior.

Finalmente, foram apresentados os resultados dos Comitês Temáticos do Fórum Permanente e o plano de trabalho contendo as ações prioritárias para o segundo semestre de 2012.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES