CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Feira do Empreendedor 2025 reúne mais de 14 mil pessoas em Curitiba

A Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae/PR entre os dias 11 e 14 de setembro, no Viasoft Experience e Teatro Positivo, reuniu mais de 14 mil visitantes em quatro dias de programação voltada a micro e pequenas empresas, além de futuros empreendedores. O evento consolidou-se como um dos maiores espaços de inovação, capacitação e negócios do Estado.

Whatsapp image 2025 09 15 at 17. 07. 22

Com entrada gratuita, a Feira contou com uma programação diversificada: mais de cem palestras, oficinas e consultorias, além de rodadas de crédito, encontros de negócios e uma área de exposição que conectou pequenos empreendedores a potenciais clientes e parceiros.

Entre os palestrantes de destaque estiveram Thiago Concer, especialista em vendas e autor de best-sellers; Carla Sarni, fundadora do Grupo Salus e uma das maiores referências em franquias no Brasil; e João Branco, nome de peso no marketing nacional, que liderou a transformação da marca McDonald’s em “Méqui” no país.

Durante os quatro dias, também foram realizadas rodadas de crédito com seis instituições financeiras – Banco do Brasil, Cresol, Fomento Paraná, Pagbank, Sicoob e Sicredi. Em 2024, esse espaço havia registrado intenção de contratação de R$ 25 milhões em crédito, número que deve ser superado neste ano.

Para o presidente da Conampe e da Fampepar, Ercílio Santinoni, a Feira reafirma sua importância como um espaço de inclusão e fortalecimento do setor. “A Feira do Empreendedor é fundamental porque conecta o microempreendedor individual e a pequena empresa às soluções práticas para crescer, inovar e gerar empregos. Esse é o papel da Fampepar, da Conampe e das associações: estar ao lado de quem move a economia do Paraná e do Brasil”, destaca

A Feira reforçou o papel das micro e pequenas empresas como motor da economia paranaense. Atualmente, mais de 1,7 milhão de pequenos negócios representam 94% dos empreendimentos formais no Estado, respondendo por 36,4% do PIB paranaense — acima da média nacional — e responsáveis por cerca de 64% das vagas formais criadas em 2025 até julho.