Acontece nesta quinta (22), na sede do Sebrae/PR em Curitiba, a 13a. Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná. O trabalho tem a direção da Secretaria Técnica composta pelo diretor geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Estado do Paraná (SEIM), Ercílio Santinoni, juntamente com o coordenador de Desenvolvimento Industrial da SEIM, Mario Doria e pelo coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Reinaldo Rissete.
Na pauta do dia, representantes da iniciativa privada e do setor público trataram as ações planejadas para este primeiro semestre de 2012. O programa inclui o encaminhamento da Lei Geral já revisada ao Governador; a reativação da Frente Parlamentar das ME/EPP; a implantação dos Fóruns Regionais; os cursos regionais de capacitação em compras governamentais para servidores públicos e empresários; a elaboração e implantação do Programa de Compras Públicas e da Redesim, além da divulgação do Programa Bom Negócio Paraná.
O Fórum já iniciou o processo de desenvolvimento de ações com a formação dos comitês temáticos, conforme o Regimento Interno instituído pelos integrantes. Mario Doria, afirma que os trabalhos nos próximos encontros tendem a ser mais dinâmicos, com a participação prática e efetiva das lideranças no debate de temas para o tratamento diferenciado do segmento.
No entanto, além das demandas já existentes no estado, os comitês também tratam questões indicadas pelo próprio Fórum Permanente [nacional] das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do MDIC. “O fato é que estamos debatendo questões que já estão em pauta em Brasília. Queremos saber o que podemos trazer de soluções para o Paraná e também o que podemos contribuir com nossas experiências no fórum nacional”, explica Rissete.
Os seis comitês do fórum são formados para a tratativa técnica que envolve assuntos de várias áreas do Conhecimento. As lideranças representativas contribuem de acordo com a sua área de atuação. Os títulos dos Comitês são: Racionalização Legal e Burocrática; Investimento e Financiamento; Formação e Capacitação Empreendedora; Tecnologia e Inovação; Comércio Exterior e Integração Internacional. Cada grupo de trabalho conta com dois coordenadores, um pela iniciativa privada e outro pelo setor público.
As reuniões do fórum também ganharam uma nova performance de trabalho, além da criação dos comitês. “Resolvemos fazer algumas alterações na forma de discussão dos assuntos. A primeira parte da reunião é mais expositiva e relata as realizações de cada trimestre. Já na segunda fase, separado por comitês, as discussões ficam mais técnicas, isso nos proporcionará levantar problemas do segmento e resoluções que devemos alcançar”, explica Santinoni.