Teve início nesta segunda-feira (6), em Ilhéus (BA), o XIV Congresso Norte e Nordeste das Micro e Pequenas Empresas e o XVIII Encontro Nacional de Líderes das MPEs – Segunda Edição. O evento, realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, reúne empresários, lideranças institucionais, empreendedores individuais, estudantes e especialistas de diversas regiões do Brasil para dois dias de debates, networking e oportunidades de negócios.
Com o tema “A Revolução da IA no Empreendedorismo”, o congresso traz à pauta os impactos e oportunidades da Inteligência Artificial para os pequenos negócios, abordando como a tecnologia pode ser uma aliada estratégica na gestão, inovação e competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras.

A programação inclui palestras, painéis, exposições, oficinas, shows culturais e uma Central de Negócios, que busca promover conexões e gerar novas parcerias comerciais. Além disso, o encontro se consolida como um importante espaço de articulação institucional, reunindo representantes de entidades de fomento, cooperativas, instituições financeiras e lideranças políticas.
O presidente da Conampe e da Fampepar, Ercílio Santinoni destacou a importância do congresso para o fortalecimento do setor. “É uma alegria imensa participar deste encontro e ver tantos empreendedores comprometidos com o crescimento das micro e pequenas empresas. Momentos como este mostram a força do associativismo e a capacidade de transformação que o empreendedorismo tem nas nossas regiões. A Conampe está ao lado de cada empresário que acredita no trabalho, na inovação e no futuro do Brasil”, afirmou Santinoni.
O evento é uma realização da AMPESBA – Associação das Micro, Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Bahia, com apoio da Prefeitura de Ilhéus e correalização da CONAMPE e FAMPEC-BA.
