Cerca de 600 pessoas participaram do 5º Encontro Regional de Micro e Pequenas Empresas (Erempe), no dia 19 de abril. O evento aconteceu no teatro Marista e foi organizado pela Associação de Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (AMPEC MICROMAR).
O evento contou com a participação de empresários, lideranças estaduais das entidades de representação das MPEs e autoridades. O deputado estadual Enio Verri e o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (CONAMPE), Ercílio Santinoni estiveram presentes.
A abertura do evento contou com a palestra do escritor Augusto Cury “O Código da Inteligência Profissional – Mentes Saudáveis, Profissionais Brilhantes”. Cury falou sobre a importância de estudar a mente e regatar o “EU” como gestor de si, autor da própria história.
“Acontece que muitos de nós somos ótimos para a sociedade, mas carrascos de nós mesmos. Precisamos fazer uma viagem para dentro de nós mesmos e acharmos um personagem esquecido, o EU”, atentou.
Cury defende a ideia de que o ser humano, único, precisa dar um salto na compreensão das questões mais complexas do pensamento. “Nós vivemos em tempos difíceis. Nunca a humanidade adoeceu tanto. Nunca as pessoas estiveram tão frágeis. Falta transferir o capital intelectual para os filhos”, acredita.
A agressividade do mercado em torno de negócios levam muitos empresários a sofrerem da “Síndrome do Pensamento Acelerado”. “Nunca houve nesta sociedade tantos encarcerados de pensamento. Uma pessoa com uma mente agitada tem dificuldade de filtrar pequenos problemas o que gera um grande impacto na vida. Pensar é bom, no entanto pensar demais é uma bomba”, alertou.
O escritor chamou a atenção dos empresários para mudarem de direção quanto as questões do pensamento. Para Cury, os males da mente precisam ser combatidos com algumas atitudes: contemplar o belo, que significa abraçar mais, elogiar mais, julgar menos. “Uma pessoa verdadeiramente grande se faz pequena”; excluir o egoísmo e o egocentrismo que faz do ser humano infeliz, além de superar a necessidade neurótica de mudar os outros.
Quem esteve presente participou de uma noite de autógrafos com o escritor. Augusto apresentou seus principais livros, traduzidos em mais de 60 Países, como o Inteligência Multifocal; O Futuro da Humanidade; o Vendedor de Sonhos; O Código da Inteligência; o A Fascinante Construção do eu; entre outros.
Para o deputado Verri, a iniciativa da AMPEC MICROMAR foi excelente e trouxe um debate importante para a classe empresarial. “O presidente Queiroz foi longe e trouxe à tona uma discussão que todos nós devemos nos aprofundar para o futuro de nossos negócios, da nossa família, da nossa vida”, exclamou.
Já o presidente Ercílio Santinoni agradeceu o empenho do presidente e diretoria da Associação. “Este encontro é ousado e profundo. Só podemos parabenizar o presidente Queiroz e toda a sua diretoria. Amanhã teremos um encontro das lideranças representativas da micro e pequena empresa e certamente o assunto trazido pelo escritor Augusto Cury nos servirá de reflexão para a melhoria da construção de nossos projetos como grupo e também como líderes, pais e filhos”, acrescentou.
Encontro Estadual das Lideranças
No sábado (20), pela manhã, o 5º Erempe teve continuidade no auditório da AMPEC MICROMAR. Mais de 30 pessoas, entre presidentes e diretores das associações do segmento deram início a Reunião Plenária do Conselho Deliberativo da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (FAMPEPAR).
Mediado pelo presidente Ercílio Santinoni e pelo presidente da FAMPEPAR, Jonas Bertão, o encontro discutiu sobre a sustentabilidade das associações por meio da prestação de serviços aos associados e de acordos e convênios empresariais.
Entre outros assuntos, as lideranças debateram o Programa de Filiação de Empresários às associações; o programa de Acesso ao Crédito na parceria da CONAMPE e da FAMPEPAR com as entidades filiadas; e a sede da CONAMPE em Brasília.
O evento contou com o apoio da Martimaq Office Store, do Sebrae-PR, da FAMPEPAR, CONAMPE e do Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas (MONAMPE).