CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Mercado externo, desafios e oportunidades para os pequenos

A presença digital das empresas é obrigatória, cada vez mais. Mas a internacionalização tem outros segredos. Saiba mais aqui.

O webinar Conampe Responde desta quinta-feira, 3 de setembro, reuniu especialistas em internacionalização e mostrou como as micro e pequenas empresas exploram pouco as oportunidades do comércio exterior. No Brasil, apenas cerca de 23 mil empresas exportam, sendo que dessas, apenas 17% são micro e pequenas.

Na abertura do webinar, o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, falou da certeza de que as micro e pequenas empresas podem avançar e conquistar espaços no mercado externo. “No momento em que estamos passando por uma pandemia, com perspectivas de redução do mercado interno, olhar para a internacionalização passa a ser uma oportunidade importante para as micro e pequenas empresas”, avaliou Santinoni.

O evento foi moderado por Gustavo Melo, analista na Unidade de Competitividade do SEBRAE Nacional. Os convidados foram:
Maurício Miguel Manfré, com trinta anos de experiência em negócios internacionais. Advogado, Mestre em Direito e Negócios Internacionais pela Universidad Europea del Atlántico (Santander, Espanha). MBA em Negócios Internacionais pela FGV (Brasília, Brasil). Especialização em Administração de Negócios pelo Mackenzie (São Paulo, Brasil).
Manfré é autor do livro “Manual de Gestão do Comércio Internacional” (2009) e diretor executivo da Ultramares Negócios Internacionais.
Alfredo Kleper Lavor, criador da plataforma INTRADEBOOK para negócios internacionais. Fundador da startup INTRADEBOOK LTDA (Prêmio Fapesc/Stemmer de Pequena Empresa mais inovadora de SC em 2017 e plataforma de negócios internacionais aprovada pelo International Trade Centre/ONU). Avaliador convidado do Programa 100 Open Startups e Coordenador e Mentor do Programa SINOVA UFSC Startup Mentoring.

Presença digital, cada vez mais fundamental

No webinar, ficou claro que pessoas e empresas já possuem presença digital e que esta precisa se ampliar, aprofundar e se especializar nas empresas, empreendedores e empresários.
Ao contrário do que pode parecer para os micro e pequenos empresários, a informática, a internet e as redes de negócios são fatores de simplificação e favorecimento de negócios.
Há poucos anos os negócios internacionais exigiam impressos, custosas apresentações e catálogos, viagens e buscas em páginas amarelas dos locais onde se pretendia prospectar negócios. Hoje, isto é resolvido com presença digital e buscas na internet.

93% dos processos de compras começam com uma busca on-line. Ou seja, as empresas precisam se preparar e ocupar espaços, em marketplaces, em associações e centrais de negócios, ampliando suas possibilidades de sucesso na internacionalização.

No Brasil, as micro e pequenas empresas exportam muito pouco e as suas vendas não têm regularidade, são de baixo valor. Na prática, na média, são exportações ou importações eventuais.
Os participantes do webinar enfatizaram a necessidade das empresas colocarem as exportações nas suas estratégias de negócios.

Há um grande mercado internacional esperando por empresas dispostas a concorrer e oferecer os seus produtos.
A Conampe, através do programa “Associativismo 4.0 para acesso a mercados” está pronta para auxiliar as entidades e empresas associadas a se prepararem para ampliarem as suas vendas, com inclusão digital e internacionalização.

Acesso gratuito à plataforma INTRADEBOOK

Quanto custa para entrar na plataforma Intradebook? Esta foi uma das perguntas importantes que foi feita no webinar. A boa notícia: Por meio da Conampe, a empresa pode entrar gratuitamente na plataforma. As empresas interessadas podem solicitar informações para a Conampe (e-mail contato@conampe.org.br) e terão toda a assessoria para este ingressomno Intradebook.

Outra informação importante: o empresário exportador não precisa falar inglês e espanhol. Há empresas especializadas que podem ser contratadas, para assessorar e realizar os trabalho para as exportadoras.

A Conampe também orientará e apoiará a confecção de materiais em inglês e espanhol para as empresas interessadas.
Todos os interessados podem fazer contato com Conampe. A coordenadora de internacionalização é Adriana Cordeiro.

As respostas da Conampe

Como internacionalizar a sua empresa? O que fazer? A presença digital resolve 100% os desafios do comércio exterior? O que ainda precisa ser presencial? Ainda é necessária essa presença física, pessoal? Em que casos? Esta e muitas outras perguntas foram respondidas no webinar, que está disponível no canal Conampe do YouTube.
Clique aqui e assista o Conampe Responde dessa quinta-feira, 3 de setembro. Vale a pena!

A Conampe é a organização de apoio às micro e pequenas empresas brasileiras que desejam exportar.

Precisa de mais informações? Só fazer contato com o jornalista Diniz Neto – imprensa@conampe.org.br – WhatsApp (44) 99122 8715.