CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Micro e pequena empresa é estratégica em tempos de transição

O movimento organizado da micro e pequena empresa no país está completando 35 anos de lutas e atividades, em meio a reajuste fiscal, retração da economia e outros desafios. No entanto foi unânime, na XII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, que o segmento está pronto para ser utilizado como política pública de geração de empregos, desenvolvimento econômico e inclusão social.
No pronunciamento de abertura o presidente da Confederação Nacional da Micro e Pequena Empresa, Ercílio Santinoni, lembrou de declaração feita agora, no mês de maio, de que as oito milhões de microempresas, se gerarem um único emprego cada uma somarão oito milhões de novos postos de trabalho.
Ardisson Naim Akel, presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), falou sobre a Rede SIM, o trabalho de modernização e avanços da junta em apoio ao empreendedorismo e empresas do estado. Os resultados já concretizados são promissores e relevantes.
O superintendente da Caixa, Fábio Carnelós, falou do momento da economia, que é desafiador e por isso mesmo, cheio de oportunidades. Lembrou que a Caixa tem mantido as linhas de crédito fundamentais para a micro e pequena empresa. Desafiou os empresários a continuarem buscando inovações e boa gestão para se manterem e crescerem no mercado.
O superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, lembrou que o Sebrae-PR tem intensificado as suas ações de apoio, formação e informações às micro e pequenas empresas, acreditando que esse é um momento de oportunidades, de associativismo, aprendizado e mudanças para melhor. Convidou os empreendedores a continuarem buscando no Sebrae o que precisam para as suas empresas.
Karoline Thomasel Pinheiro Machado, diretora Comercial dos Correios, apresentou o Programa Cartão Fácil, um serviço importante de apoio às micro e pequenas empresas em todo o país.

Palestras – Representando a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Mauro Sérgio Bogéa Soares, diretor de Racionalização, falou sobre os políticas públicas do governo federal para o segmento.
O secretário de Planejamento do Paraná, Silvio Barros, falou sobre as políticas para os pequenos negócios do Paraná. Lembrou as dificuldades que o governo federal vem enfrentando, exigindo cortes e ajustes, o que não é diferente para a maioria dos estados brasileiros.
Ele desafiou os empresários da micro e pequena empresa a participarem das mudanças e transformações que são necessárias, com qualificação, modernização e inovação, com persistência e bom projetos. Lembrou que apenas criticar ou atribuir a culpa ao governo não ajudará e encontrar oportunidades e caminhos que poderão levar à superação e ao sucesso.
O superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta, apresentou reflexões aos participantes da XII Convenção Nacional, afirmando que o trabalho, a qualificação, a persistência e o associativismo são essenciais para as micro e pequenas empresas, como são para todos os setores produtivos do país.

Debates – À tarde foram realizados dois grandes painéis de debates, sobre “O Desenvolvimento Local e as Micro e Pequenas Empresas” e “O associativismo como Industor do Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”.
Participaram convidados e representantes de entidades das micro e pequenas empresas em todas as regiões do país.
Além de continuar a luta por cenários diferenciados e favoráveis para os pequenos negócios, de cobrar do governo federal, dos governos estaduais e nos municípios apoio e boas políticas públicas, foi unânime a opinião de que os empreendedores da micro e pequena empresa precisam se associar, fortalecendo as suas entidades e tornando cada uma delas um elo de uma grande corrente nacional em defesa do segmento, no país.
De acordo com Ercílio Santinoni, presidente da Conampe e organizador do evento, o nível das palestras e debates surpreendeu positivamente, fazendo dessa convenção uma das mais importantes e produtivas já realizadas.

O evento foi realizado pela Conampe e Fampepar, com patrocínio do Sebrae-PR, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Apoiaram o evento a Fecomércio, Fiep, Faep, Sescap, Safeweb, Ampec Microtiba, Fempipar e Monampe.