O presidente da CONAMPE, Ercílio Santinoni, prestigiou na última quinta-feira (5) a abertura oficial da tradicional Feira Nacional de Louça de Campo Largo (PR). A cidade, localizada na Região Metropolitana de Curitiba, é o mais importante polo cerâmico nacional.
A mostra é uma organização do Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmicas de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná (Sindilouça/PR) e do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Largo (Sindivarejista).
Santinoni foi recebido pelo presidente do Sindilouça/PR, José Canisso, e o prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães. O vice-presidente da Fecomércio-PR, Ari Faria Bittencourt e outras autoridades também estiveram presentes.
As indústrias cerâmicas são a base da economia do município. São responsáveis por mais de 50% da arrecadação de ICMS do município e geram 14 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 110 milhões de peças são produzidas anualmente, sendo 25% a 40% exportadas. “Campo Largo é um exemplo da importância da microempresa para a economia regional, na geração de empregos e inclusão social”, disse Santinoni.