CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

BLOG

Canvas: aprenda o que é e como construir um em sua empresa

Entre ter uma ideia de negócios e colocá-la em prática existe um longo caminho com muitas – e importantes – etapas que ajudam o empreendedor iniciante a ter sucesso nessa nova jornada. Uma das principais delas é o Canvas, uma ferramenta muito útil e essencial para fazer o planejamento da sua empresa.

Ela faz muito sucesso entre os gestores por ser bem completa e apresentar uma visão macro de diferentes aspectos que devem ser levados em consideração pelos empresários na hora de desenvolver um modelo de negócios.

O que é o Canvas?

O Canvas Business Model é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para criar modelos para negócios. Ela funciona de uma maneira visual, possibilitando que o empresário tenha uma visão completa dos principais pontos para a gestão de uma companhia.

Um dos principais motivos do sucesso do Canvas é a facilidade de utilização dela, o que a torna muito atraente principalmente para micros e pequenos empreendedores que estão começando e ainda não possuem um conhecimento muito grande nesse assunto.

Podemos defini-lo como um “mapa” que deve ser preenchido pelo administrador e que será utilizado para análise e visualização da ideia de negócio que está ganhando vida nesse momento.

Os 9 blocos do modelo Canvas

Com o objetivo de aprimorar cada pilar do planejamento, e otimizar cada um deles, o Canvas funciona com um conjunto de nove blocos que podem ao mesmo tempo serem vistos individualmente e no todo.

Eles são divididos em quatro conjuntos, que formam áreas maiores dentro de uma empresa. São elas:

  • O que?
  • Para quem?
  • Como?
  • Quanto?

Vamos conhecer mais sobre cada um deles e entender a importância para que a sua ideia tenha sucesso no mercado:

O QUE?

Proposta de valor → Ela trata do que o seu novo negócio irá oferecer para os clientes e o valor que isso tem.

PARA QUEM?

Segmento de clientes → Para conquistar o público é preciso saber quem será ele. Aqui você irá inserir qual será o nicho de clientes que a sua empresa pretende atingir.

Os canais → Uma empresa pode atuar por apenas um canal de vendas e entregas ou ser multicanais. Aqui é onde deve incluir por onde o seu cliente irá comprar e receber o seu produto ou serviço.

Relacionamento com os clientes → Uma boa relação com os clientes pode fazer toda a diferença para uma companhia. Isso torna essencial a definição de como a sua empresa irá se comunicar com os consumidores durante os atendimentos.

COMO?

Atividade-chave → São estabelecidas as atividades necessárias para que a sua proposta de valor possa ser cumprida.

Recursos principais → Quais recursos a sua empresa vai precisar para cumprir as atividades-chave. Esse item é primordial para que a sua ideia comece a sair do papel e se torne realidade.

Parcerias principais → Nem tudo é feito sozinho e escolher os parceiros para seu negócio é fundamental para cumprir as metas. Este item define quais são as atividades-chave feitas por empresas terceirizadas e que utilizará recursos principais externos.

QUANTO?

Fontes de receita → A sua empresa foi criada para gerar lucros e ter definido por onde ele vai sair faz parte de um bom planejamento de negócios.

Estrutura de custos → Uma empresa tem vários custos e saber exatamente quais serão eles vai te ajudar a se preparar melhor e evitar surpresas desagradáveis ao longo do tempo durante a gestão.

Como usar o Canvas?

Parece bastante coisa, não é mesmo? Mas saiba que utilizar o Canvas é muito mais fácil do que parece. Não à toa ela é um sucesso entre os micro e pequenos empreendedores que estão empenhados em aprender como desenvolver uma ideia no mercado.

Ele é perfeito para quem vai começar ou acabou de abrir um negócio e precisa encontrar as respostas para diversas perguntas. O Canvas ajuda em pontos cruciais como atendimento de clientes, custos e lucros e desenvolvimento do produto ou serviço que será oferecido.

Essa ação também é útil para encontrar possíveis falhas ou questões onde é possível otimizar e maximizar lucros, cortar despesas ou mesmo melhorar o relacionamento com seus clientes.

Benefícios do Canvas

É normal que uma pessoa que esteja começando a empreender agora tenha muitas dúvidas, e procurar a resposta para elas logo de cara é muito melhor do que acabar errando e ter que corrigir isso mais tarde.

Com a utilização do Canvas é possível responder perguntas pertinentes sobre a colocação da sua empresa no mercado, aceitação por parte do público e definir quais serão as melhores estratégias de marketing para crescer dentro do seu segmento de atuação.

Colocar tudo isso no papel vai te ajudar a ter uma visão muito mais completa de todos os elementos e como eles se encaixam na sua estrutura empresarial. Assim é possível ver pontos deficitários e corrigi-los com muito mais rapidez e eficiência.

Como fazer o Canvas da minha empresa

Uma boa dica para colocar o Canvas em prática é fazer isso no papel e caneta mesmo. Use um quadro de anotações ou uma folha grande para ter uma boa visão de cada bloco e item preencha cada um deles manualmente.

Só assim é que você poderá contemplar cada elemento e ver como todos eles estão interligados entre si. Se preferir ser mais digital, faça no computador e imprima para poder enxergar o quadro completo.

Confira algumas dicas para fazer o modelo Canvas do seu negócio:

  • Separe os blocos por cores diferentes para ter uma experiência mais interessante.
  • Chame toda a sua equipe para participar, pois eles podem ter boas ideias e contribuir muito para o desenvolvimento
  • Lembre-se que isso pode ser modificado mais para frente caso seja necessário, então não fique preso na hora de planejar
  • Sempre que precisar, ou quando desejar, volte e relembre o que foi definido no seu Canvas

Esse modelo é um dos mais interessantes para planejamento de negócios e vai ajudar muito nos seus passos iniciais no mundo do empreendedorismo. Com dedicação e conhecimento é possível atingir o sucesso e se preparar desde já é uma ótima forma de começar.

Para seguir bem, aproveite e confira mais conteúdos como esse em nosso blog e veja como podemos te ajudar ainda mais.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES