CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Carlos Da Costa no XIX Enampe, dia 19, às 19h: MPEs podem gerar crescimento de mais 4% no PIB até 2030

Dia 19 de agosto, quinta-feira, 19 horas, abertura do XIX Encontro Nacional do Micro e Pequena Empresa. Faça sua inscrição gratuita e acompanhe pela internet.
Patrocinio

O secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, economista Carlos Da Costa, participará da abertura do XIX Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe), nesta quinta-feira, dia 19, às 19 horas. Ele tem afirmado que as MPEs podem gerar crescimento de mais de 4% até 2030. Estudos demonstram que a produtividade das micro e pequenas empresas é o equivalente a 22% dias grandes companhias do país. Esta será uma das informações que serão apresentadas pelo economista, responsável pelas políticas públicas de apoio aos pequenos negócios no Ministério da Economia.
Carlos Da Costa é economista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com mestrado e Ph.D (ABD) em Economia pela University of California. Foi diretor de Planejamento, Crédito e Tecnologia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); presidente do Instituto de Performance e Liderança; executivo residente no JP Morgan e sócio-diretor do Ibmec Educacional. É fluente em inglês, francês, espanhol e italiano. Foi professor de Economia e Finanças no Ibmec, na UERJ e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.
Participarão da abertura do Enampe o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, que receberá Carlos Da Costa, Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional; Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná; Fernando Moraes, presidente da FACIAP e do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR; Vitor Roberto Tioqueta, diretor Superintendente do SEBRAE/PR.

Faz diferença – Falando sobre Carlos Da Costa, o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, afirma que ele tem conduzido o relacionamento com os setores produtivos do país de forma muito particular, aberta e clara. Em 40 anos de trabalho liderando movimentos de apoio às microempresas, MEIs e artesãos, relata Santinoni, este é o governo que mais ouviu os pequenos negócios, sem nenhuma dúvida, por iniciativa direta e Carlos Da Costa.
“Mais do que ouvir, Carlos Da Costa tem colocado em práticas as nossas reivindicações, ajudando a cumprir a Constituição e a criar ambientes diferenciados, favorecidos e simplificados para os pequenos negócios”, relata o presidente da Conampe, que cita o Comitê da Microempresa, criado na Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC) como uma iniciativa de valor inestimável.
Outra mudança importante acontece a partir do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Segundo Ercílio, que participa desse colegiado de debates e estudos sobre políticas públicas desde o movimento para a sua criação, sob o comando de Carlos Da Costa o Fórum se fortaleceu e passou a ser utilizado na prática para projetos e legislação de apoio às empresas.
“As micro e pequenas empresas tiveram, ao longo da história, muitos líderes e apoiadores. Porém, nos governos, Carlos Da Costa se tornou um protagonista efetivo dos pequenos negócios, consciente da importância econômica e social que eles representam”, comenta Ercílio Santinoni. Dentre os resultados dessa atuação, ele cita a ampliação do acesso ao crédito, a transformação do Pronampe em um programa de caráter permanente e o estudo para um “um novo Simples Nacional”. São muitos os estudos e ações com o objetivo de apoiar efetivamente as empresas.
“Precisamos apoiar as iniciativas da SEPEC/Ministério da Economia, cujos efeitos temos percebido e que serão fundamentais para nós neste momento pós-pandemia. Podemos contribuir, e muito, com a geração de postos de trabalho, o crescimento e o desenvolvimento do Brasil, em resposta ao apoio que estamos recebendo e certamente receberemos do governo”, avalia o presidente da Conampe.

Representatividade – A Conampe está recebendo para o Enampe 2021 autoridades, especialistas e lideranças.
Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional, fará a abertura do evento, ao lado de Carlos Da Costa.
Carlos Melles é natural de Minas Gerais. Engenheiro agrônomo, pesquisador e dirigente cooperativista, foi deputado federal por seis legislaturas consecutivas e carrega em sua trajetória um histórico de luta pelas causas voltadas ao agronegócio, ao cooperativismo e às micro e pequenas empresas.
Também estará abrindo o Enampe o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, advogado, mestre em Direito Econômico e Social pela PUC-PR, tem pós-graduação em Direito Empresarial e Direito Tributário pela mesma instituição. Além da formação em Direito, tem curso superior em Informática pela Universidade Federal do Paraná e possui experiência com docência. Ele trabalhou como professor na Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná, na Faculdade da Indústria IEL e na UniCuritiba.
Fernando Moraes, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e presidente do Sebrae/PR, também é presença confirmada no evento. Empresário, presidiu a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Administrador de empresas, é diretor comercial do grupo Móveis Brasília, segundo principal revendedor de celular da Vivo no Brasil e primeiro no Sul do País, com mais de 700 colaboradores. É certificado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos da ISE Business School, em São Paulo, e pelo Programa de Desenvolvimento de Competências de Liderança da IESE Business School, em Barcelona (ES).
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, também é convidado para a mesa de abertura. Ele está no cargo há oito anos. Formado em Ciências Contábeis, tem pós-graduação em Direção de Empresas pela PUC Paraná, MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais, pela Universidade Positivo, e Marketing e Desenvolvimento Gerencial. É vice-presidente do Pró-Metrópole, foi diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR por seis anos, também foi presidente da ABASE – Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais, gestão 2017-2019. É funcionário do Sebrae/PR há 33 anos.

Confira a programação do XIX Enampe:

Dia 19 de agosto, 19 horas – Abertura

Tema geral: “Pequenos Negócios e um novo olhar para as oportunidades”

A abertura será às 19 horas do dia 19, com transmissão ao vivo do centro de eventos do Radisson Hotel Curitiba, Av. Sete de Setembro, 5190 – Batel, Curitiba. Presenças confirmadas do secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC/Ministério da Economia), Carlos Da Costa; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge; presidente da FACIAP e do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Fernando Moraes; diretor Superintendente do SEBRAE/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

O painel de abertura terá o tema “O Cenário Econômico: O futuro está nas suas mãos”, com Carlos Melles, diretor presidente do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e Carlos Da Costa, comandante da SEPEC/Ministério da Economia.

Logo após, a palestra de abertura será realizada pelo psicanalista e escritor Jairo de Paula, com o tema “Segurando a barra das emoções – Diálogos para a vida e os negócios!”
Jairo de Paula é autor de 19 livros, entre eles os best-sellers “Uma Marca Chamada VOCÊ” e “INCLUSÃO – mais do que um desafio escolar, um desafio SOCIAL”. Professor e conferencista internacional, doutor em Psicanálise, mestre em Educação e Psicanálise, pós-graduado em Marketing Empresarial, graduado em Economia.
O evento será retomado na sexta-feira, dia 20 de agosto, às 9 horas, com a seguinte programação:

Dia 20/08/2021 – Sexta-Feira, a partir da 9 horas
09h00 – Painel I – Tecnologia e inovação como forma de apoio ao fortalecimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas
Bruno Quick – Diretor Técnico do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

A Transformação Digital como única alternativa para a sobrevivência de micro e pequenas empresas
Professor Douglas Zela – Bacharel em Administração pela UFPR, Pós-Graduado em Marketing, Propaganda, MBA em Administração Estratégica pela FAE Business School, Mestre em Administração pela UFSC, Doutor em Gestão de Negócios pela UFSC.

O marketplace como ferramenta de venda, gestão e digitalização das microempresas, empresas de pequeno porte e dos artesãos
João Neto – Professor e Executivo de Varejo – O atendimento ao novo Consumidor, suas emoções e a jornada de compras.

10h30 – Painel II – Ações vencedoras de mulheres empreendedoras
Roberta Almeida – Empresária criadora do e-commerce “Objetos de Coração”, focado no AMOR, com objetos para casa e decoração em formato ou estampa de coração. Case de sucesso.

Isolene Aparecida Niedmeyer – CEO e fundadora da Cia Magistral, fundada em 1989, considerada pelo Guiness book Brasil (Livro dos Recordes) o maior curso de confecção de lingerie. Diretora da Câmara da Mulher – 2018 a 2020, sendo sua atual presidente, até 2023. Sucesso na pandemia.

Jeanine Pinheiro – Empresária da área de comunicação, responsável pelo posicionamento de grandes marcas no Estado de Santa Catarina e Paraná. Case de superação e sucesso.

Liliane Rocha Miranda Bauermeister – Empresária, formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica Institucional e Hospitalar, fez da Alberquímica uma motivadora história de sucesso.

Moderadora: Juliane Guzzoni – Jornalista, especializada em televisão, e empreendedora.

Pausa para o almoço.

O evento será retomado à tarde:
13h30 – Painel de Homenagens – 35 anos de Trabalho e Conquistas – Momento Conampe 35 Anos – Homenagem às lideranças de entidades representativas exclusivas de micro e pequenas empresas

13h45 – Painel III – Acesso ao crédito pelos pequenos negócios?
Fábio Silva – Coordenador-Geral de Empreendedorismo e Artesanato da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia.
Wilson Bley Lipski – Diretor de Operações do BRDE.
Renato Maçaneiro – Diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná.

14h45 – Painel IV – Perspectivas Econômicas para os pequenos negócios após a vacinação e do aprendizado que a pandemia nos proporcionou
Marcelo Cordeiro Alvarenga – Advogado especialista em Direito Empresarial, pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, mestrando em Planejamento Tributário pela Fucape Business School, Consultor Jurídico do SINCADES, SINDIMAT e da CONAMPE.
Adriana da Silva Rocha, gerente da Unidade de Relacionamento do Sebrae/ES

15h55 – Painel de Homenagens – 35 anos de Trabalho e Conquistas – Momento Conampe 35 Anos – Homenagem às lideranças de entidades representativas exclusivas de micro e pequenas empresas

16h10 – Painel V – Perspectivas Econômicas para os pequenos negócios a partir do Associativismo no Pós pandemia
César Reinaldo Rissete – Gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae Nacional.

Fernando Passalio de Avelar – Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
Antonio Everton Chaves Júnior – Economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) desde maio de 1988.

Rafael Lauria – Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia (1999). Mestre em Direito das Relações Sociais, professor, palestrante e advogado. Coach há mais de 12 anos, empresário e palestrante, colunista de coaching da Rádio CBN Amazônia.

17h30 – Painel de Homenagens – 35 anos de Trabalho e Conquistas – Momento Conampe 35 Anos – Homenagem às lideranças de entidades representativas exclusivas de micro e pequenas empresas

17h45 – Palestra de Encerramento do XIX ENAMPE – Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa
Professor Pachecão – José Inácio da Silva Pereira é mineiro, natural de Laranjal. É conhecido em todo o Brasil como Professor Pachecão, um sinônimo de alegria, criatividade e irreverência. Engenheiro mecânico, com pós-graduação em gestão de negócios pela UFMG, Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável pela FGV. O Professor Pachecão participou dos principais programas da televisão brasileira e se transformou no professor mais famoso do Brasil.

19h00 – Encerramento do XIX ENAMPE – Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa.

Faça AGORA MESMO a sua inscrição gratuita para o evento ON LINE!

O auditório onde será realizado e transmitido ao vivo o Enampe já está com a sua lotação esgotada.
Apenas convidados e inscritos que receberem e-mail de confirmação poderão ter acesso, em razão dos protocolos de segurança e enfrentamento da covid-19. Os e-mail de confirmação foram encaminhados. Dúvidas favor fazer contato com imprensa@conampe.org.br