Em evento digital que está acontecendo neste momento, o secretário Carlos Da Costa (SEPEC/Ministério da Economia), acaba de anunciar a terceira etapa do Pronampe e o caráter permanente do programa, uma reivindicação da Conampe, representando as micro e pequenas empresas brasileiras.
Carlos Da Costa falou da necessidade de que o crédito chegue de fato na ponta e ressaltou avanços. Para ele, o Pronampe é um programa definitivo, e o crédito no país, para MPEs, é antes e depois do Pronampe.
Antonia Tallarida, subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato na Ministério da Economia, informou sobre os trabalhos em andamento visando avanços no crédito e na implantação do sistema nacional de garantias.
O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, parabenizou a equipe da Sepec e do Ministério da Economia pelo apoio às reinvindicações da confederação, em nome de todas as MPEs do Brasil. Desde o início dos estudos sobre o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) a Conampe defendeu que o programa fosse tornado permanente.
Esta defesa da Conampe foi feita no Comitê Nacional da Microempresa da SEPEC, na Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, em audiências no Congresso Nacional e em todos os espaços de representação ocupados pela Confederação. A decisão do governo de manter o Pronampe em caráter permanente é um grande avanço para a concessão de crédito para o segmento.
Sobre o sistema nacional da garantias, Ercílio parabenizou o esforço e o anúncio de que poderá estar implantando nos próximos meses.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, parabenizou Carlos Da Costa e a equipe da SEPEC pelo apoio permanente às MPEs.
A reunião está sendo transmitida pelo YouTube – clique AQUI.