Nosso papel é representar e orientar empreendedores a se organizarem em grupos informais, núcleos setoriais, centrais de negócios ou associações para alcançarem seus objetivos empresariais e pessoais. De maneira geral, os pequenos negócios não possuem acesso a crédito, a tecnologias e poder de barganha.
Estas características torna a vida dos microempresários bastante difícil, pois não possuem competitividade para se desenvolver e garantir a manutenção de postos de trabalho e geração de renda. Os negócios em grupo surgem como alternativa para aumentar o poder de compra, venda e acessar novas tecnologias com menor custo.
A CONAMPE trabalha ativamente para formar novos lideres!
Ao invés de só reclamar, arregace as mangas e faça parte deste time! Acredite! Cada pequeno empresário tem a capacidade de mudar a sua realidade, desde que esteja disposto a trabalhar em grupo! E nós vamos ajudá-lo! Seja um Líder Conampe!
– Líder Conampe
Todo trabalho coletivo começa com uma pessoa que inicia um movimento, que sensibiliza e engaja outras pessoas para agirem com um mesmo propósito.
– Núcleos de Empresas (setoriais ou multisetoriais)
Grupo de empresas que se reúnem de maneira informal para debater seus problemas em comum e atuar de forma conjunta.
Exemplos
Núcleo Setorial – Oficinas Mecânicas:
reúnem-se para encontrar soluções para o descarte correto dos resíduos, comprar insumos mais barato de forma conjunta, etc.
Núcleo Multisetorial:
Empresas que estão sem crédito reúnem-se com uma cooperativa de crédito para criar uma linha específica de acordo com suas necessidades.
Associações
Quando um grupo de empresas que atua conjuntamente adquire maturidade, pode se transformar em uma associação formal, com estatuto, diretoria e todas as formalidades necessárias, como contador, por exemplo.
Exemplos
– AMPEC – Associação de Micro e Pequenas Empresas da “cidade”
– AMPE – Associação de Micro e Pequenas Empresas da “região”
Centrais de Negócios
São grupos de empresas que atuam juntas para comprar insumos com custos menores ou acessar novos mercados.