CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

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Central de negócios: criando oportunidades com a colaboração

Com o surto do coronavírus, estima-se que 600 mil micros e pequenas empresas fecharam suas portas. É o que indica um levantamento feito pelo Sebrae. Diante da pandemia, todos os empreendedores se viram obrigados a agir rápido. Com pouco planejamento, muitos transformaram seus negócios para conseguir se manter. Em meio a tudo isso, a ajuda pode estar ao seu lado.

A colaboração com outros empresários pode se tornar um bote salva-vidas para o pequeno negócio durante a crise. Uma das formas mais comuns de cooperação é a Central de Negócios. A seguir, entenda como essa união pode beneficiar empreendedores — e até comunidades:

O que é uma Central de Negócios?

A Central de Negócios é uma junção associativa de pessoas jurídicas. Seu objetivo é o fortalecimento de pequenos grupos de empreendedores do mesmo segmento. Ela é uma evolução da clássica Central de Compras. Nessa última, as empresas se uniam apenas para adquirir produtos. Já na Central de Negócios, existem muitas outras ações coletivas que podem ser realizadas.


Algumas delas são:

  • Venda com maior acesso à divulgação;
  • Padronização de fachada de loja;
  • Cartão de crédito para o consumidor;
  • Contratação de consultorias compartilhadas;
  • Contratação de fornecedores de serviços (telefonia, convênio de saúde, serviços bancários, …);
  • Negociação com fornecedores de equipamentos;
  • Aumento na variedade de produtos;
  • Treinamento conjunto dos colaboradores;

Além disso, a união promove o crescimento de uma cultura da cooperação. Entre os empresários, são compartilhados conhecimentos, networking e oportunidades. Logo, todos se desenvolvem cada vez mais.

As ações de uma Central de Negócios possuem impacto em toda a comunidade. Afinal, a união de micro e pequenas empresas fomenta a concorrência contra grandes franquias.

Por que aderir a uma Central de Negócios na pandemia?

Qualquer ação de associativismo entre empreendedores vai além de seus benefícios. Além de oportunidades, a Central de Negócios oferece valor para as empresas participantes. Enquanto a colaboração sempre foi necessária, o Covid-19 a tornou essencial para empresários. Afinal, seu concorrente é o único que entende pelo que você está passando.

Em momentos de instabilidade, criar parcerias que iniciem ideias valiosas deve ser o foco. Ao invés de pensar em como superar o outro, os empresários unidos crescem ao pensar: “como vamos superar a crise?” A Central de Negócios moderna valoriza o empresário que pensa no futuro. Por isso, ações como o Associativismo 4.0 ganham cada vez mais espaço nesses grupos. Afinal, durante a pandemia, os métodos das empresas precisaram ser reinventados.

Muitos negócios passaram a aderir novos canais de mídia, como as redes sociais. Além disso, passaram a utilizar outras ferramentas, como o Delivery, para realizar negócios. Essas mudanças podem ser feitas coletivamente, o que traz mais força aos micros e pequenos negócios. Isso porque ações coletivas possuem mais impacto.


Por isso, quando é preciso fazer a diferença, a união é vital para qualquer setor. Seja qual for o seu negócio, há maneiras únicas de cultivar a cultura da cooperação. Assim, todos crescem juntos.