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O poder do Instagram: ferramentas para alavancar sua marca

Vender pelo instagram

Atualmente, o Instagram é obrigatório para quem quer ter presença online.

Em 2019, a rede ultrapassou o Facebook em usuários ativos, com mais de um bilhão de pessoas conectadas por mês. *1

Com tantos olhos nas telas, as empresas sacaram que a plataforma é uma vitrine virtual. Cerca de 90% dos usuários ativos seguem algum perfil comercial.

Para que micro e pequenos empresários não fiquem de fora, é preciso entender as engrenagens do Instagram. É possível conquistar e fidelizar clientes através das redes, aumentando o alcance do seu negócio.


Descubra agora os truques das principais ferramentas do Instagram:

Como usar as ferramentas do Instagram para conquistar seus clientes

1. Publicações

No Instagram, uma imagem vale mais do que mil palavras. Por isso, é vital apostar em uma identidade visual para a sua marca.

Quando alguém ver suas publicações, o que deve sentir? Que sensações as fotos devem passar? Esses aspectos devem estar alinhados com a mensagem da sua marca.

Igualmente importante, a legenda deve ser clara para todos os usuários. Fale de modo a conquistar seu público-alvo, mas evitando forçar o uso de gírias e abreviações.

Você poderá adicionar as famosas hashtags à legenda. Adicionar o símbolo # a um termo o tornará um marcador para a postagem. Assim, quando um usuário buscar pelo termo, encontrará a publicação.

O uso de hashtags é fundamental, já que dão visibilidade à marca. Porém, sempre pesquise para ter certeza de que sua mensagem sem encaixa no contexto do marcador. E não exagere: o ideal é utilizar, no máximo, 6 hashtags por postagem.

Por fim, determine a frequência de publicações. Lembre-se: qualidade é melhor do que quantidade. O truque é postar conteúdos valiosos nos horários certos para seu público.

2. Stories

Os Stories são fotos e vídeos curtos que podem ser vistos por 24 horas. É a primeira ferramenta que aparece ao entrarmos, e uma das principais formas de interação.

Ao contrário das publicações, o conteúdo dos Stories é mais informal. Aqui, a palavra-chave é interação.

A ferramenta permite realizar lives, questionários e enquetes. Além disso, há a opção de “melhores amigos”, valiosa para demonstrar exclusividade para clientes fiéis.

Através dos Stories, é possível que você conte a história de sua marca. Compartilhar a rotina e os bastidores da sua marca faz com que o cliente confie na mensagem que você divulga. No Marketing, esta tática é chamada “storytelling.”

3. IGTV

O IGTV é uma função do Instagram para compartilhar e divulgar vídeos longos, com no máximo 1 hora de duração.

Nesta ferramenta, podem ser guardadas as lives para que nada se perca. Outra função interessante é utilizar os vídeos para tirar dúvidas frequentes e mostrar de perto os produtos.

Todos os vídeos do IGTV devem ser gravados na vertical. Isso deixa o resultado mais informal do que um vídeo para o Youtube, onde a gravação e edição frequentemente são profissionais.

Uma ótima dica é usar o IGTV para gravar entrevistas e bate-papos com outros usuários. A plataforma possui uma função onde é possível que mais de uma pessoa participe do vídeo, tudo de maneira online e simultânea.

4. Instagram Shopping

Para empresários que trabalham com e-commerce, esta é uma ferramenta indispensável. Com poucos cliques, é possível adicionas às suas publicações uma etiqueta de seus produtos.

A etiqueta, ou tag, mostra no próprio Instagram o nome e preço da peça. Ao clicar, o cliente é direcionado para a página de seu site.

Qualquer usuário pode utilizar do Instagram Shopping. Basta ter um perfil comercial e já estar vendendo na Internet.

5. Influencers

O Instagram é mais do que uma forma de anunciar sua marca. Em uma rede social, mostrar que sua marca interage com o mundo ao seu redor é essencial.

Na plataforma, usuários famosos por suas postagens são chamados “influencers.” Eles possuem fãs que acompanham e admiram seus estilos de vida.

Logo, interagir e criar parceria com essas pessoas cria uma exposição positiva para seu negócio. Dados indicam que até 45% dos usuários já realizaram uma compra através da recomendação de um influencer. *2

Porém, não basta sair fechando contratos. Para garantir o sucesso da campanha, é vital estudar os valores de quem irá patrocinar sua empresa.

O Instagram mostrou para as marcas um novo modo de criar relacionamentos. Nunca foi tão importante estar presente no dia a dia dos seus clientes.

Na hora de se destacar, criatividade e conhecimento andam juntos. Uma coisa é certa: não se pode mais ignorar o poder da Internet para micro e pequenos negócios.

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