Descubra de que forma as vendas pela internet podem ajudar o seu negócio e quais são os primeiros passos para fazer isso acontecer.
Você já deve ter percebido que os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos. A jornada de compra dos consumidores sofreu inúmeras alterações e a forma como seus clientes decidem o que comprar e de onde comprar já não é mais a mesma de algum tempo atrás. O principal motivo para essas mudanças foi a evolução da internet e a possibilidade de vender online. Mas como o pequeno empreendedor pode se adaptar a essa nova realidade? Confira a seguir.
Por que vender produtos pela internet?
Você sabia que em 2020, a quantidade de lojas que passaram a vender online subiu 400%? Esse dado é da Isto é Dinheiro e mostra que a tendência de crescimento dos e-commerces já virou realidade. Com a pandemia do Covid-19 e a necessidade do isolamento social, essa foi a principal solução que as empresas encontraram para seguir operando.
Mas a verdade é que o coronavírus apenas acelerou algo que já era certo. A internet faz parte da rotina das pessoas e boa parte das atividades diárias já podem ser realizadas por meio dela. Sendo assim, se os seus consumidores estão no meio digital, você e seu negócio também precisam estar. Porém, se você ainda não se convenceu disso, a seguir te mostramos alguns dos benefícios que as vendas online podem proporcionar para a sua empresa:
- Aumento da visibilidade da empresa: quando falamos de internet, não existem barreiras físicas e geográficas. Ou seja, você pode alcançar um público muito maior ao criar um canal de vendas no meio digital.
- Custo-benefício: vender online é um modelo de negócio que reduz drasticamente os gastos de uma empresa. Enquanto uma loja física tem gastos com equipe, aluguel, luz, água e outros, um e-commerce tem seus custos operacionais praticamente zerados. A consequência disso é a possibilidade de utilizar essa quantia economizada para investir em ações que realmente podem ajudá-lo a expandir seu negócio.
- Segmentação do público: ao utilizar ferramentas de marketing digital, é possível segmentar o público para fazer com que sua publicidade tenha um retorno mais efetivo. Imagine uma propaganda de rádio, por exemplo. A emissora pode oferecer algumas informações básicas sobre os ouvintes, mas você nunca sabe quem realmente está escutando a propaganda. Já em um anúncio veiculado na internet, fica mais fácil ter esse controle, já que você tem dados sobre região, idade e hábitos de consumo.
- Negócio mais competitivo: todo o mercado está tendo que se adaptar a essa nova realidade de vendas no ambiente digital e é fato que quem ficar de fora, acabará perdendo oportunidades. Vender online se tornou essencial, já que é uma forma de expadir, inovar e ajudar sua empresa a se destacar dos concorrentes.
Como começar?
Esteja pronto
Antes de começar a vender online, é fundamental que o micro ou pequeno empreendedor compreenda como funciona um negócio digital. Ter uma loja virtual é diferente de ter uma loja física. Quer um exemplo? Imagine que você disponibilizou ontem o seu produto na internet e hoje acordou pela manhã com todo o estoque vendido. É claro que esse cenário é bastante animador, mas ao mesmo tempo lembre-se de que é necessário atender todos esses pedidos rapidamente e ainda ter produtos para que as vendas não parem e outros clientes não fiquem na mão.
E isso não é tudo! Justamente por ser uma área que muda constantemente, é importante se manter sempre atualizado, especialmente no que diz respeito às tendências do mercado. Para saber quais são as principais de 2021, clique aqui.
Tenha sua loja virtual
Para que você possa vender online, é fundamental ter um canal de vendas no ambiente digital. É claro que ele pode ser o seu próprio site. Porém, se você está no início e ainda não pode investir uma grande quantia, existem outros canais que oferecem apoio para micro empreendedores. Um deles é o Lojampe, um portal de vendas criado especialmente para auxiliar pequenas empresas a expandir seus negócios na internet.
Esteja em diversos canais
Não basta apenas estar em um canal de vendas na internet. Para alcançar o seu público, também é fundamental contar com outras ferramentas, especialmente as redes sociais. Ter um blog, utilizar o WhatsApp, gerenciar o Google Meu Negócio e criar uma página no Facebook e uma conta no Instagram são alguns dos exemplos de ferramentas que você pode utilizar em prol da sua empresa. Inclusive, se você quiser aprender a montar uma loja no Instagram do zero, clique aqui.
Todos esses canais podem te ajudar a aumentar a quantidade de clientes e a atendê-los de uma forma ainda melhor. Mas, para realmente se destacar nesse ambiente, é importante saber os fundamentos do marketing digital e como ele pode te ajudar a alavancar as vendas.
Defina a logistica
A logistica é uma das questões mais desafiadoras de quem quer saber como começar a vender online. Antes de começar, é preciso definir qual será a forma de envio das mercadorias. Ao mesmo tempo, pesquise várias empresas até encontrar uma confiável e que ofereça taxas acessíveis. Dessa forma, você não precisará subir muito o valor do seu produto e evitará que ocorram atrasos e reclamações.
Peça ajuda
Ter uma empresa não é uma tarefa fácil e fica ainda mais complicado quando você precisa entrar em um ambiente que você não domina. A Conampe existe justamente para auxiliar micro e pequenos empreendedores. Profissionais renomados estão à disposição para dar todo o suporte que você pode precisar de forma gratuita. Basta acessar esse link e entrar em contato.