CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

As micro e pequenas empresas e o fim de ano

Momento permite prever um fim de ano com a economia mais aquecida e bons negócios para as micro e pequenas empresas.

“A economia brasileira tem emitido sinais de que o desempenho neste ano poderá ser melhor do que ano passado. Com os indicativos esperamos que o impacto positivo sobre as micro e pequenas empresas seja maior, reflexo da conjuntura estável e em crescimento. Isso poderá ser possível graças ao aquecimento do mercado de trabalho, do comportamento da inflação e juros.”

Foi assim que o presidente da Conampe, a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, Ercílio Santinoni, apresentou suas expectativas para esse final de ano, principalmente jogando olhar sobre as unidades produtivas que representa. “De fato alguns indicadores da economia têm se mostrado melhor do que em 2022. Por exemplo, a inflação. Está domesticada dentro da meta, enquanto tem caído no atacado e na indústria. Assim, se tudo caminhar bem até o final do ano, o poder aquisitivo não sofrerá maiores perdas e a confiança pode rá aumentar neste término de período revertendo se em crescimento do consumo. Então, o que esperamos é que o contexto macroeconômico se reverta em vendas maiores para as micro e pequenas empresas.

Notadamente agora com a proximidade da Black Friday e do Natal.” Com essas observações, Ercílio Santinoni jogou luz para as vendas empresariais deste final de ano, com maior destaque ao segmento das empresas do comércio e o atual momento da economia. “Temos acompanhado o mercado e verificado a confiança está maior, tanto da parte dos comerciantes, quanto dos consumidores. À medida que as datas se aproximam, Black Friday e Natal, teremos novas decorações nas lojas, anúncios, promoções, descontos e mais facilidades de pagamento. Neste aspecto, comércio e serviços têm se empenhado para capturar clientes, seja agora, em novembro, ou em dezembro. O importante é elevar o potencial de vendas diante de um quadro favorável e mais otimista em relação ao ano passado”.

Santinoni considera válidos os movimentos empresariais em favor do aproveitamento desse instante. “Com o décimo terceiro as pessoas demonstram maior propensão a gastos, justamente a contrapartida para as ofertas especiais de final de ano”.

Quanto a perspectivas do segmento empresarial de menor porte após as celebrações e confraternizações, o presidente da Conampe aludiu aos desafios que vêm por aí. “Se poderemos obter boas notícias para as micro e pequenas empresas, agora em 2023, em virtude da economia, para 2024 nossa Confederação segue firme no propósito e desenvolvimento de trabalhos visando aperfeiçoar políticas públicas, proporcionar o melhor ambiente legal e mais facilitado para as empresas, assim como estabelecer condições que diferenciem as empresas que representamos das médias e grandes”, concluiu Ercílio Santinoni, reforçando o papel da Conampe para a defesa dos interesses das empresas de menor porte.

Com informações do Equipe de Economia da Conampe
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