CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Comitês do fórum paranaense das MPE definem temas e ações a serem implantadas nos próximos anos

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (FPME/PR) realizou nesta terça (17) a 3a. Reunião Extraordinária na sede do Sebrae em Curitiba.

Participaram do encontro mais de 30 lideranças, tanto da iniciativa privada quanto de órgãos públicos, ligadas ao segmento das micro e pequenas empresas já integrantes do Fórum. Representantes de associações filiadas a FAMPEPAR e ao Sistema CONAMPE, também participaram da reunião.

Os participantes tiveram uma dinâmica de trabalho diferente das reuniões passadas. Já divididos em comitês, com seus respectivos coordenadores, os membros do FPME/PR buscaram definir os temas que serão trabalhados nos próximos anos.

“Nós temos já um planejamento de trabalho que contempla assuntos já apresentados aqui e também no Fórum Permanente Nacional. A nossa missão agora é definir esses assuntos, colocar em ordem e iniciar um trabalho de discussão para encontrar melhores soluções para o segmento das microempresas”, explica o coordenador de Desenvolvimento Industrial da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), Mario Doria.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Reinaldo Rissete, a dinâmica de trabalho compreende ações a serem implantadas e acompanhas pelos próprios integrantes do comitês. “Os trabalhos daqui por diante tendem a ser mais dinâmicos, com a participação prática e efetiva das lideranças no debate de temas para o tratamento diferenciado do segmento e criação de políticas públicas”, diz.

Comitês

Os seis comitês instituídos pelo fórum são formados para a tratativa técnica que envolve assuntos de várias áreas do Conhecimento. Os integrantes contribuem de acordo com a sua área de atuação. Os títulos dos Comitês são: Racionalização Legal e Burocrática; Investimento e Financiamento; Formação e Capacitação Empreendedora; Tecnologia e Inovação; Comércio Exterior e Integração Internacional. Cada grupo de trabalho conta com dois coordenadores, um pela iniciativa privada e outro pelo setor público.