CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Convenção Nacional reforçou compromissos na defesa dos pequenos negócios

No encerramento da Convenção Nacional, o presidente Ercílio Santinoni reforçou compromissos da Conampe na defesa dos pequenos negócios.

A XVII Convenção Nacional das Micro e Pequenas Empresas foi encerrada na noite do dia 3 de dezembro, pelo presidente da Conampe, Ercílio Santinoni. No seu pronunciamento, a revelação de que a convenção foi o maior evento já realizado pela Confederação, com 1500 inscrições e um público de 3 mil pessoas nos diversos painéis. No seu pronunciamento, ao final do evento, Santinoni falou dos compromissos permanentes na defesa das microempresas, MEIs e pequenas empresas, com foco no crédito, manutenção e desburocratização do Simples Nacional e políticas públicas que coloquem na prática os direitos garantidos na Constituição, de ambientes favorecidos, diferenciados e simplificados para os pequenos negócios.

O presidente fez um agradecimento especial ao secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa; ao presidente do Sebrae, Carlos Melles; ao presidente da Fiep, Carlos Walter Pedro, e ao presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, que patrocinaram o evento. O agradecimento foi estendido a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do evento.

O pronunciamento, na íntegra, foi o seguinte:

Esta Convenção foi a prova da nossa capacidade de inovação e reinvenção.
No começo deste ano nosso planejamento e nosso projeto era presencial.
Nosso Programa Associativismo 4.0 para acesso a mercados era 90% presencial.
Com a pandemia, em alguns meses, compreendemos a mensagem de que não haveria um novo normal, mas um novo tempo. Nos preparamos e iniciamos um processo intenso de  digitalização. Assim, nosso programa está sendo desenvolvido 90% de forma virtual.
Este foi o nosso primeiro grande evento nacional virtual.
Nossa equipe conseguiu organizar e realizar este evento, contando com o apoio fundamental do Sebrae Santa Catarina, que nos cedeu as suas instalações e, especialmente, o seu belíssimo e muito bem equipado estúdio.
Sem dúvida já estamos em um novo tempo para as nossas empresas e negócios.
A Convenção virtual comprova que é possível, mudar, inovar, criar, fazer algo novo.
Nós, da Conampe, durante todo esse ano, intensificamos nossos contatos junto ao governo federal e ao congresso nacional, cientes de que precisamos da ajuda do setor público para apoio às nossas empresas nesse novo tempo.
E encontramos respostas às nossas reinvindicações.
Em nenhum momento desses 35 anos um governo nos ouviu tanto e nos atendeu da mesma forma, dentro do possível.
Citamos aqui o Pronampe, de autoria do senador Jorginho Mello, aqui de Santa Catarina, nosso presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, e o apoio que o programa recebeu da Sepec e do Ministério da Economia.
Ainda, o Peac Maquininhas, um programa sensacional, que permite a concessão de crédito on-line, sem fiador, com uma velocidade impressionante – em até 48 horas.
Nosso evento teve mais de 1.500 inscrições. Alcançamos, nos nossos painéis, cerca de 3 mil pessoas, em todas as regiões do Brasil.
Nossos temas foram do maior interesse, pensados para os empresários e empreendedores das microempresas, MEIs e pequenas empresas.
Hoje temos mais consciência de que ao lado das políticas públicas que favoreçam, diferencial e simplifiquem os ambientes de negócios dos pequenos negócios, nós precisamos fazer a nossa parte. Com mais formalização, mais gestão, mais inovação e foco nos clientes e nos mercados.
Temos consciência, e ouvimos isso aqui, várias vezes, nós precisamos ter propósito. Este é um pré-requisito, um diferencial.
Nossas empresas precisam ter o compromisso de inovar e coragem para enfrentar obstáculos. O propósito precisa ser oferecer soluções aos clientes e mercados.
Vocês perceberam nesta convenção que a Conampe nasceu com sonhos, propósito e por isso teve sucesso.
Sabemos dos nossos desafios: representar e defender as nossas entidades e empresas.
Buscar mais crédito e acesso a ele.
Por exemplo, lutar por mais políticas públicas, como o Sistema Nacional de Garantias (que vem aí, em breve) e a Lei da Recuperação Judicial das Micro e Pequenas Empresas, a chamada de lei do reempreendedorismo.
As pessoas nos perguntam:
– E 2021? O que será de nós?
A resposta veio do Allan Costa, dada aqui mesmo na convenção: O melhor está por vir!
Não voltaremos ao normal, vamos estar em um novo mundo, um novo tempo. Precisamos nos reinventar, inovar, empreender, tendo como propósito fornecer soluções.
Reunidos aqui, pela internet, realizamos não apenas o primeiro evento virtual da Conampe, mas o evento com maior público da nossa história.
Tivemos 3 mil pessoas nos acompanhando, no site, no YouTube e redes sociais.
Aprendemos mais, compartilhamos mais, nos preparamos mais para os próximos desafios das nossas entidades e empresas.
Uma vez mais agradeço, em nome da Conampe, a cada um que contribuiu e colaborou para a realização da nossa Convenção Nacional, especialmente a você, a cada um que estevem com a gente em vários painéis, em vários momentos.
Viva a microempresa, viva a Conampe, viva o Brasil!

Quem quiser acompanhar painéis específicos pode acessá-los no YouTube – Canal Conampe – Aqui

Solicitação de informações podem ser encaminhadas para o e-mail contato@conampe.org.br

XVII Convenção Nacional das Micro e Pequenas Empresas
Realização: Conampe e Fampepar. Correalização: Sebrae. Patrocínio: Fiep, Fomento Paraná, Sepec/Ministério da Economia.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES