CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte realizou reunião plenária online

Membros do Fórum foram informados sobre os trabalhos em andamento e encaminharam sugestões importante para o apoio às microempresa, MEIs e empresas de pequeno porte.
Ercilio no forum
Ercílio santinoni, presidente da conampe

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, do Ministério da Economia, realizou nesta quarta-feira, 23, pela manhã, a sua reunião plenária. Participaram os representantes das três instâncias que o compõem, instituições e órgãos governamentais federais, fóruns estaduais das microempresas e empresas de pequeno porte e entidades de apoio e de representação nacional do segmento, dentre elas a Conampe, representada pelo seu presidente, Ercílio Santinoni, e indicados pela confederação.

Michael
Michael dantas, secretário técnico do fórum – subsecretário de desenvolvimento da micro e pequena empresa, empreendedorismo e artesanato.

A abertura foi feita pelo secretário Técnico do Fórum, subsecretário de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa, Empreendedorismo e Artesanato, Michael Dantas; pelo diretor-Técnico Nacional do Sebrae, Bruno Quick, e o secretário Especial adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade, Bruno Portela.

Michael Dantas agradeceu a presença de todos, comentou um pouco sobre as dificuldades das MPEs durante a pandemia. Ele reforçou o trabalho da SEMPE visando a retomada da economia, visando sempre o tratamento diferenciado destinado às MPEs, previsto na LEI 123.
De pautas estruturais, citou o acesso ao mercado internacional, e o acesso ao crédito, como o PRONAMPE e o sistema de  garantias de segundo piso.

Bruno Quick comentou sobre a capacidade das MPEs em vencerem as dificuldades, com o apoio do Sebrae e do Governo Federal, além de todos os interlocutores de todo o Brasil presentes nesta reunião.

Bruno Portela falou sobre o tratamento destinado às MPEs em outros países, principalmente no quesito do reempreendedorismo. Reforçou o papel do FPMPE, que é um grande local de debates entre as entidades de todo o território nacional, que vai de encontro com os principais pilares da SEPEC. Ressaltou que a melhoria do ambiente de negócios não acontece com uma medida única, mas sim com um conjunto de medidas.

Bruno quick 1
Bruno quick, diretor técnico do sebrae

Em seguida, foi apresentado estudo do Fórum Permanente em 2021, sobre os temas cartilha de Marcas e Patentes. A apresentação foi feita por Michele Sedrez, do INPI, Coordenadora de Relações Institucionais – DF. Ressaltou sobre a importância da atuação do Fórum, e que o INPI sempre priorizou a sua participação desde o retorno das atividades em 2017.
Comentou sobre a estratégia nacional da propriedade intelectual, a importância da proteção da marca e dos desenhos industriais. Sobre a estratégia de divulgação, comentou sobre o papel dos profissionais que atendem os empreendedores, como os contadores e as Juntas Comerciais.

Mauro Leônidas, do CRA,  coordenador Privado do Comitê Temático de Formação e Capacitação Empreendedora, comentou sobre o destaque do seu estado natal, o Pará, que está em primeiro lugar no subitem do Doing Bussines, no item de abertura e fechamento de empresas. Ele afirmou que o trabalho das cartilhas foi realizado em conjunto realizado em conjunto, Fórum, com uma finalização brilhante por parte dos técnicos do INP.
Neste momento, o Fórum está discutindo a melhor forma de divulgação deste trabalho.

Ercílio Santinoni, da Conampe, coordenador Privado do Comitê Temático do Microempreendedor Individual (MEI), discorreu sobre a necessidade no aprofundamento das discussões da legislação sobre as MPEs.
Alertou para a necessidade de adaptação da legislação para que o MEI tenha condições de iniciar o seu negócio, sendo de fundamental importância a ampliação de atividades permitidas ao MEI, alterando a resolução 140 do CGSIM.

Bruno portela 1 1
Bruno portela, secretário especial adjunto de produtividade, emprego e competitividade

Iniciativa da Fórum

Ariene Amaral, da CNI, especialista em Políticas e Indústria, fez comentários sobre o marco legal do reempreendedorismo, que é um texto que nasceu dentro do FPMPE e foi para o Senado, como o PLP 33/2020.
Destacou a importância do tema, que historicamente nunca foi favorável às MPEs, sendo agora discutido de forma a beneficiá-las.  
Em linhas gerais, apresentou a proposta do PL33/2020 e os benefícios gerado às MPEs com a sua aprovação, bem como o status de tramitação no Congresso Nacional.

Içara Bajadares, da CONAJE, coordenadora Privada do Comitê Temático de Tecnologia e Inovação, fez um relatório sobre a construção da proposta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) junto ao Fórum (FPMPE), e atualizou o andamento da mesma junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Revelou que já houve uma consulta pública sobre a normativa, e existe uma previsão para que em agosto a ANPD publique a sua regulamentação, visando o tratamento diferenciado e favorecido destinado às MPEs.

Em andamento

Ronnie Pimentel, da CNI, coordenador Privado do Comitê Temático de Acesso a Mercados,  fez um resumo da lei de licitações, e falou sobre o processo de regulamentação – LEI 14.133/2021, com a atenção do CT2 aos 28 vetos no congresso.

O economista Henrique Reichert, do Ministério da Economia, coordenador Público do Comitê Temático da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento da MPE, discorreu sobre o andamento da construção da Política Nacional das MPEs, que já recebeu várias propostas de redação do decreto. Ele informou que o Comitê está fazendo uma compilação, de forma a incluir todas as contribuições recebidas.

Leonardo Meira, da OCB, Cocoordenador privado do Comitê Temático da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento da MPE, falou sobre a importância da participação das entidades na construção da Política Nacional das MPEs e da previsão da entrega da primeira parte desta política no dia 24 de junho.

Antônio Everton, da CNC, Cocoordenador privado do Comitê Temático da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento da MPE, fez um relato sobre a estratégia de construção da política Nacional da MPE, que conta com o apoio fundamental do IPEA, e a condução dos trabalhos realizado pelo Ministério da Economia.

Ercílio Santinoni, da CONAMPE, coordenador privado do Comitê Temático do Microempreendedor Individual (MEI), comentou sobre a Lei 123, reiterando a necessidade de se apresentarem as propostas em momentos propícios, de forma a avançar. Ele disse que o entendimento do Fórum é por fatiar o projeto de alteração em duas ou três partes mais importantes, tendo previsão de que na próxima reunião do Comitê Temático já exista uma proposta de redação.
Ercílio falou ainda sobre a discussão existente do Fórum sobre a questão do aumento do faturamento permitido ao MEI. Defendeu que o aumento dessas faixas é urgente, beneficiando milhares ou até milhões de MEIs, em todo o país.

Ercilio no forum 1
Encerramento da plenária do fórum permanente das microempresas e empresas de pequeno porte, no dia 23 de junho