CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

II Encontro Internacional da Micro e Pequena Empresa será dia 27 de junho, às 19h

No Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa, você é convidado para um evento online que vai debater "Internacionalização no Brasil: avanços e potenciais".

27 de junho é o Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa e a Conampe realizará o II Encontro Internacional da Micro e Pequena Empresa online, às 19h. Para participar é só acessar o canal Conampe no YouTube – clique aqui.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, reconhecendo a importância econômica e social dos pequenos negócios, em todo o mundo.

O tema desse ano será “Internacionalização no Brasil: avanços e potenciais”, com a participação de Adriana Cordeiro, coordenadora de Internacionalização da Conampe; Maurício Manfré, especialista em Comércio Exterior; Rafael Lauria, advogado e palestrante, e o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni.

Importância – Para a Organização das Nações Unidas, as micro e pequenas empresas “são a espinha dorsal da maioria das economias e desempenham um papel fundamental nos países em desenvolvimento”. Segundo a ONU, essas empresas “são responsáveis ​​por oportunidades significativas de geração de emprego e renda em todo o mundo” e foram identificadas como “um dos principais impulsionadores da redução da pobreza e do desenvolvimento”. Também tendem a empregar uma parte maior dos setores vulneráveis ​​da força de trabalho, como mulheres, jovens e pessoas de famílias mais pobres, e podem, às vezes, ser a única fonte de emprego em muitas cidades e áreas rurais.

As micro e pequenas empresas, ainda segundo a ONU, “são a chave para criar os 600 milhões de empregos necessários até 2030 para acompanhar o ritmo do crescimento da população em idade ativa”.

O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, incluiu a “internacionalização” no Programa Associativismo 4.0, desenvolvido desde 2020 em convênio com o Sebrae. Levar informações, motivar e mobilizar empresários e empresárias dos pequenos negócios para as oportunidades do comércio exterior é um dos objetivos da Conampe. “No Brasil, nossas empresas são responsáveis por 30% do PIB, por mais de 50% dos empregos formais, por 80% dos primeiros postos de trabalho. As MPEs são, com certeza, essenciais para a nossa economia. As oportunidades de negócios com outros países precisam ser uma pauta do nosso segmento”. “Precisamos avançar nessa direção”, afirma Ercílio Santinoni.

Adriana Cordeiro coordena diversos eventos e ações, desde 2020, na área de internacionalização e conta com parcerias profissionais, empresariais e institucionais de alto nível. O público que participou das jornadas de exportação, rodadas online de negócios e lives demonstrou, em comentários e pesquisas, satisfação com os conteúdos e informações. “Em 2022 vamos dar prosseguimento e inovar no nosso programa, com o objetivo de ver mais empresas brasileiras com negócios internacionais”, revela Adriana Cordeiro.

O II Encontro Internacional da Micro e Pequena Empresa acontecerá no dia 27 de junho, segunda-feira, às 19 horas, no canal Conampe do YouTube – clique aqui para acessar.

Convidamos você a se inscrever no canal Conampe e deixar o seu like nos nossos eventos online.

evento online dia 27/06
evento online dia 27/06

Fale com a Conampe:
imprensa@conampe.org.br
WhatsApp (61) 99926-1900