CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

IX Convenção Nacional retrata a força dos pequenos negócios e as ações das lideranças do segmento

“Os Pequenos Negócios e a Erradicação da Miséria” foi o tema da IX Convenção Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais que aconteceu no Espírito Santo. No dia 18, lideranças do segmento de 18 estados estiveram reunidas em Vila Velha. Simultaneamente, no Teatro Carmélia, acontecia os primeiros encontros da convenção para a capacitação de empreendedores. No dia 19 foi o grande evento que contou com a presença do governador Renato Casagrande, autoridades e lideranças da iniciativa privada. Cerca de 2 mil pessoas estiveram reunidas no Ginásio Tancredão, em Vitória.

Os assuntos abordados e discutidos nos painéis temáticos convergiram para o tema que tratou diretamente o combate a pobreza por meio do fortalecimento do segmento das micro e pequenas empresas. Assuntos como economia solidária, bancos comunitários, criatividade empreendedora e capacitação empresarial deram lugar a um ambiente de reflexão sobre as diversas formas de valorizar o pequeno negócio, no Espírito Santo e em todo o país.

Para o presidente da CONAMPE, Ercílio Santinoni, o evento trouxe uma nova janela de oportunidades e experiências de bons resultados obtidas em vários Estados. “Foi um evento que pulsou empreendedorismo e apresentou soluções claras de políticas públicas para o desenvolvimento social. Os gestores públicos no Espirito Santo entenderam isso e estão alcançando resultados fantásticos com o apoio às micro e pequenas empresas, sendo exemplos para todo o Brasil”, afirmou.

O governador Casagrande destacou sua história e envolvimento com o empreendedorismo desde sua infância quando seus pais mantinham a família por uma microempresa. “Sei das dificuldades do empresário de pequena empresa e por isso venho trabalhando em favor do segmento. No Governo, implantamos um trabalho diferenciado criando a Aderes, uma agência de suporte exclusivo de fomento aos pequenos negócios no Estado”, relatou.

Casagrande também falou sobre o convite feito ao secretário geral da CONAMPE e do MONAMPE, Pedro Gilson Rigo, para dirigir a Agência de Desenvolvimento em Redes (Aderes). “Não tinha ninguém melhor do que Pedro Rigo para assumir o trabalho. Ele conhece os anseios dos empresários e isso nos ajudou a sancionar a Lei da Micro e Pequena Empresa após debate em todas as regiões do Espírito Santo”, acrescentou.

Rigo agradeceu a confiança do governador e fez uma breve prestação de contas que incluiu diversas ações de articulação das políticas públicas existentes no Estado.  “A Aderes elaborou os planos de desenvolvimento de cada área de atuação. E hoje, os menores negócios são os que mais se expandem, dinamizam as periferias, os bairros e é onde estão as maiores chances de oportunidades”, diz.

Programação
Após a abertura dos trabalhos, o evento iniciou uma série de palestras e debates. O primeiro tema foi “A Pobreza no Brasil e as ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome”. Na parte da tarde, os trabalhos recomeçaram com o lançamento do livro “A Força dos Pequenos Negócios: como o empreendedorismo muda a cidade”, da jornalista Simony Leite Siqueira, que conta a experiência deste segmento no município de Cariacica.

Uma mesa-redonda foi instalada para tratar o assunto “Boas Práticas na Implementação de Políticas Públicas para o Fomento dos Pequenos Negócios e Criação de Ambiente Favorável para o Desenvolvimento Local”. No encerramento do evento teve o professor Pachecão, que fez uma palestra show sobre “Sucesso: a arte de realizar sonhos”.

Realizou o evento a CONAMPE; o Movimento Nacional da Micro e Pequena Empresa (MONAMPE), a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo (FEMICRO-ES) e o Instituto da Micro e Pequena Empresa (SINDIMICRO). Foram patrocinadores a Aderes, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Governo do Espírito Santo; o Sebrae; Caixa; Governo Federal;  Prefeituras de Cariacica, Vitória, Vila Velha e Serra; além do apoio institucional do Fórum Capixaba da Micro e Pequena Empresa (Focampe), a Faciapes e FCDL-ES.

A CONAMPE organiza e promove seminários, congressos e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial em prol das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil.
FALE CONOSCO
CURITIBA
R. Padre Anchieta, 2050 - Salas 606 e 711
Bigorrilho - CEP 80730-000 - Curitiba - PR
BRASÍLIA
SHCS CR Quadra 502 - Bloco C - Loja 37
Asa Sul Brasília /DF - Tel. (61) 3246-9297
SIGA NAS REDES