CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

NOTÍCIA

Presidente da Conampe defende apoio imediato do governo às microempresas

O presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, participou esta tarde de reunião do Comitê das Micros e Pequenas Empresas, organizada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), com a coordenação do secretário Carlos Da Costa. Em nome de milhões de microempresas de todo o país, Ercílio pediu que o governo se empenhe na aprovação da PLP 1282, que cria o Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, pois a Câmara dos Deputados parece que não está interessada em aprova-lo, transferindo a data de discussão e não pautando a votação do programa, aos moldes do Pronaf da agricultura, como importante.
O presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais lembrou que o segmento que reúne 99,2% de todas as empresas do Brasil ainda permanece sendo o único que não tem uma linha de crédito para socorro diante da maior crise econômica e social da história contemporânea.
A Conampe defende a aprovação imediata e a urgentíssima regulamentação do Pronampe, o Programa Nacional de Apoio à Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com juro efetivamente baixo, mais ou menos 0,5% ao mês, sendo que um percentual deste juro seja alocado a um fundo para amortização de inadimplência, uma modalidade de seguro de crédito, reduzindo os riscos de prejuízos aos bancos e às próprias MPEs.

Ercílio também defendeu que os bancos sejam menos rigorosos nas análises de crédito das microempresas e que não seja levado em conta negativações feitas neste período da  crise provocada pelo isolamento social proposto para evitar a contaminação acelerada da população pelo coronavírus. Ele lembrou que muitas negativações estão sendo feitas por fornecedores que não aceitam o diálogo e as negociações do pagamento de compras que estão nos estoques das lojas fechadas por ordem de prefeituras e estados. Estes empresários não podem serem penalizados no momento em que mais precisam de crédito, de estabilidade e de ajuda do governo.

 
Conampe – impresa@conampe.org.br
Diniz Neto